Cirurgia da Obesidade (Bariátrica) | 71 3505-3350 / 8802-3774

Equipe Multidisciplinar


Psicologia

Psic. Priscilla Silva

O papel do psicólogo é de fundamental importância, para o sucesso do paciente que irá realizar a cirurgia bariátrica.   Por conta disso, faz-se necessário que o acompanhamento psicológico ocorra tanto antes quanto após a operação, para que seja possível avaliar se o individuo está apto psiquicamente para a intervenção cirúrgica, e auxiliá-lo quanto à compreensão de todos os aspectos decorrentes do pré-operatório e pós–operatório. O psicodiagnóstico é o instrumento usado pelo psicólogo na avaliação pré-cirúrgica para que seja possível detectar a estrutura da personalidade do paciente, e seus conseqüentes mecanismos de defesa, fantasias, expectativas, além de procurar detectar possíveis contra-indicações psíquicas para a realização do procedimento médico referente à cirurgia bariátrica.

Durante o acompanhamento psicológico pré–operatório, deve-se auxiliar o paciente quanto aos seus conhecimentos acerca da cirurgia, riscos e complicações, benefícios esperados, e conseqüências emocionais, sociais e físicas, além das responsabilidades esperadas. Após a cirurgia, o psicólogo deve procurar auxiliar o paciente na compreensão das rápidas alterações que ocorrem nos seus hábitos alimentares e no seu próprio corpo, ajudando-o a se compreender melhor durante esse período de grandes mudanças, e conseqüentemente aderir ao tratamento de maneira mais eficiente, tornando-o responsável pela vivência de criação de uma nova identidade e estimulando a sua participação efetiva no processo de emagrecimento. O grupo de segmento psicológico no pós operatório é aberto para os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Esses grupos pós-cirúrgicos ocorrem uma vez por mês durante o primeiro ano de cirurgia.

Nutrição

Nut. Patrícia Jacob

A obesidade é considerada uma doença de prevalência crescente e de caráter epidêmico. Representa, para a sociedade moderna, uma grande preocupação de saúde pública. As Interações entre fatores culturais, psicológicos e sociais induzem uma crescente susceptibilidade à obesidade humana, indicando ser esta uma doença complexa.

Dentre as possibilidades de tratamento da obesidade classe III (mórbida), as que proporcionam os melhores resultados, em termos de emagrecimento significativo e duradouro, são as cirurgias bariátricas. Tais procedimentos induzem reduções do peso de grande magnitude e em períodos curtos, de 1 a 2 anos. No entanto, esta perda ponderal deve ser acompanhada de forma contínua e estreita por um profissional Nutricionista.

A Assistência Nutricional no pós-operatório objetiva favorecer uma perda de peso estável e segura, suficiente para que haja redução das co-morbidades clínicas, diminuição do risco cirúrgico, melhora dos padrões metabólicos e respiratórios, prevenindo assim complicações nutricionais e metabólicas decorrentes da má-absorção.

O acompanhamento nutricional é fundamental para conduzir as etapas de reintrodução de alimentos e prevenir complicações que podem ser causadas pela prática alimentar não adequada. Ainda este acompanhamento deve promover a instituição de uma reeducação alimentar continuada e permanente, baseado no estilo de vida de cada paciente.
O resultado deste acompanhamento se traduz na identificação de um grupo de “ex-obesos”, com estado nutricional adequado e possibilidades de desempenhar plenamente o seu potencial de saúde e qualidade de vida.

Administração

Nós do BGC, pensamos em nossos clientes, como pessoas que precisam de cuidado e atenção, que necessitam ser ouvidas e respeitadas em suas angústias e anseios. O primeiro passo, para melhoria de sua saúde e auto-estima está no acolhimento que lhe é oferecido ao chegar à clínica, onde todo o processo pré-operatório é minuciosamente explicado. Passo a passo, nosso cliente vai conhecendo as etapas de atendimento de seu médico, da nutrição, da psicologia, rotina pré e pós-operatória, exames, consultas com especialistas, contato com convênios, enfim, todo o caminho que o levará à realização da cirurgia com toda segurança requerida.

O BGC conta com uma equipe de apoio para ajudar o paciente em todas as etapas pré-operatórias, com Vânia Fagundes no relacionamento e Ila Queiroz na recepção. Após a realização da cirurgia, o paciente faz o acompanhamento com a equipe multidisciplinar no BGC. Trimestralmente nosso cliente é avaliado por seu médico e equipe, o que ocorrerá por dois anos após a cirurgia. Após este período o paciente deverá fazer uma avaliação anual no BGC por toda a vida.

Prestar um bom serviço ao nosso cliente, com respeito, carinho e atenção é o nosso objetivo principal.

Adm. Cristina Marques

Vânia Fagundes - Relacionamento

Ila Queiroz - Recepção

  • Reunião de Grupo
  • Artigos do BCG
  • O que falam do BGC
  • Informativo BGC




CENTRO MÉDICO HOSPITAL ALIANÇA - Av. Juraci Magalhães Junior, 2096 7° andar Sala 702, Rio Vermelho, Salvador, BA CEP: 41.940-060.
Tel: 07135053350 | 07188023774 | dr.ettinger@gmail.com

DEUS SEJA LOUVADO!

Desenvolvido em: WordPress | Posts (RSS) e Comentários (RSS).

Dr. João Ettinger © 2017 | Todos os direitos reservados.

Zoup Web Agência - A Agência Web de qualidade.